O que vamos fazer: Meetup sobre DevOps, Cloud, Automação e Containers.

O espaço a ser percorrido entre desenvolvimento e produção ainda é um dos maiores objetos de automação e otimização na indústria de TI. Ferramentas que facilitam essa transição para o produto e para os públicos envolvidos, mantendo a segurança, visibilidade e autonomia dos times preenchem esse espaço com maior ou menor alcance e sucesso. Nesse meetup a Gabriela Dias, Alisson Machado e Marco Sinhoreli vão falar de algumas dessas ferramentas como CloudStack, OpenSwift, Ansible, Kubernetes e outros!

– Palestra: Como o OpenShift pode auxiliar na escalabilidade e gerenciamento de Aplicações!

Nesta palestra abordaremos conceitos e exemplos práticos de como expor aplicações em um ambiente de cluster de containers de larga escala, com alta disponibilidade e resiliência, como também apresentar alguns cases de como o OpenShift vem auxiliando grandes corporações no mundo DevOps.

Palestrante: Gabriela Dias Com mais de 18 anos de experiência em projetos FOSS (Free and Open Source Software) e entusiasta DevOps, atualmente é Gerente de Cloud na Mandic/Rivendel. Possui as certificações LPI DevOps Engineer, RHCE, RHCSA, Zabbix Certified, LFCS, LFCE. Procura estudar bastante sobre Agile, Práticas DevOps, Cloud Computing, Containers e Infra Ágil. Já atuou como Engenheira de Projetos na HP-Brasil desenhando soluções na plataforma Linux/Unix e na 4Linux sendo responsável pelas áreas de Cloud, DevOps, Infraestrutura, Treinamento.

Palestrante: Alisson Machado

Gerente de Consultoria na 4Linux com 8 Anos de experiência em projetos FOSS e Desenvolvimento em Python. Possui as Certificações, LPI DevOps Tools Engineer, Exim Devops Professional e LPIC1 e 2. É responsável pela evolução da área de DevOps e BigData.

– Palestra: Infraestrutura sem intermediários com Apache CloudStack

Eliminar processos burocráticos que geram gargalos é a proposta de uma plataforma de orquestração. Apache CloudStack é um orquestrador capaz de entregar infraestrutura removendo processos que podem impactar o time-to-market. Os requisitos de segurança, rede, servidores e storage quando delegados ao usuário final, eliminam etapas no processo de deploy, geram agilidade nas entregas e potencializam economia e satisfação em toda a cadeia de produção. O palestrante irá demonstrar como automatizar o deploy de novas VMs, criar entradas no DNS, criar regras de firewall e balanceamento de carga através do ansible e da API do CloudStack.

Palestrante: Marco Sinhoreli

Marco Sinhoreli vem atuando e trabalhado com Linux desde 1998, Xen desde 2005 e CloudStack desde 2012. É committer do CloudStack e lider do time de engenheiros da ShapeBlue, uma empresa focada no Apache CloudStack. Trabalhou na globo.com como especialista em Cloud Computing e na ShapeBlue, ajudou empresas como Buscapé, globo.com, USP, Unicamp, RNP entre outras a implementar e migrar suas infraestruturas legadas para a nuvem.